Barreiras psicológicas e a proteção da sua identidade

 Barreiras nos impedem de tomar atitudes.
 Existem os que pregam o desmoronamento de quase todas as nossas barreiras psicólogicas como algo bom, antes de iniciar esse post eu gostaria de deixar bem claro. Eu não acredito nisso.

 Conforme a vida vai passando, nós vamos criando os nossos próprios conceitos sobre o que é certo e o que é errado, inevitalvelmente nós estamos fadados ìr para o caminho previamente errado algumas vezes, o que pode vir a acarretar na destruição de uma barreira psicológica.
 Com a destruição de uma barreira psicológica desse tipo, dois novos caminhos surgem à partir dos fragmentos da barreira, um novo conceito de certo e errado.
 Isso não é necessariamente ruim, algumas barreiras precisam ser quebradas no decorrer da vida, vou citar algumas que eu acho bem genéricas: (O medo do fracasso, negativismo ou a reviravolta de um estado quase doentil),  existem muitas barreiras que precisam ser quebradas.

  Isso tudo foi só para dar uma noção à você leitor sobre o que eu quero falar, o foco do post é uma analise sobre o quão perigoso pode ser seguir a vida sem um planejamento(isso se aplica em várias áreas, não apenas no psicológico), pessoas que simplesmente vão quebrando suas barreiras não sabem aonde vão chegar, apenas vão se transformando de acordo com o ambiente ou pensamento de alguém.
  Agora você pode estar se perguntando, "Como eu posso proteger as minhas barreiras?" , bem... essa é uma pergunta fácil de se responder, é com o preconceito, mas deixe-me explicar o meu conceito de preconceito antes de tirar conclusões precipitadas.
 NOTA:Eu sou contra qualquer tipo de preconceito que tenha raiz étcnica, meus preconceitos são contra idéias.
 Preconceito é um conceito que é aplicado à alguma coisa por ela possuir um determinado aspecto, logo podem existir preconceitos bons e preconceitos ruins(bom se o preconceito for positivo e ruim no caso contrário).
 Exemplo de preconceito positivo: Se uma pessoa é gentil ao falar com as outras, posso ao menos conversar com elas sem ter medo de que alguma idéia ruim vai me afetar.
  Todos temos preconceitos bons e ruins, é bem improvável que alguém que não seja ladrão tenha um bom preconceito em relação à um ladrão por exemplo.

  Os preconceitos ruins mantém aquilo que nós consideramos prejudicial à nossa identidade longe de nós, mas ai entra outra questão: A educação.
  Isso é bem simples de se entender, se você tem preconceito contra algo você pode tomar algumas das seguintes atitudes( Eliminar à raiz do preconceito| Tentar mudar todos que vão contra o que você acredita | Ser educado e respeitar, mas não se aproximar dele pelo bem das suas barreiras).
  Não dá pra eliminar pois todos tem direitos iguais, mudar é dificil pois as pessoas são diferentes, o caminho viável é respeitar e não permitir que o indivíduo vire intímo seu, apenas isso.
   
  Você pode estar me considerando medroso por afirmar que se afastar do que não é do meu interesse é uma coisa boa, então... vou lhe mostrar dois exemplos de sociedade:
  Sociedade 1: Um mundo sem nenhum preconceito, aonde ninguém é rejeitado e todos são extremamente amigáveis, no entanto... as pessoas perderam o controle de suas identidades, a cultura está completamente obcena e liberal, nada é crime.
  Sociedade 2: Um mundo aonde existem pessoas educadas, que sabem aonde querem chegar psicológicamente ou ao menos o que querem proteger, mesmo tendo seus preconceitos eles respeitam os que praticam o ato ruim, apenas não se tornam íntimos deles.
  
  Os dois exemplos são extremistas, mas mostram aonde o liberalismo excessivo leva, logo... se for quebrar uma barreira sua, veja se vai valer a pena, aonde você pode chegar, no final das contas...com planejamento não à o que temer.

  Não tenho a intenção de expor aqui meus preconceitos , mas eu os tenho para proteger as barreiras que  considero importantes... me acho bem conservador ^^, espero que tenham gostado, até a próxima!!
 









  





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário