Nação e cultura

 Para entrar neste assunto um tanto delicado, eu gostaria de informar que nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra, são todas diferentes, as diferenças trazem consequêcias, apenas isso.

 Brasil
 Um país aonde inicialmente se via união de diversas culturas, com o tempo novas filosofias, leis e trabalhos artísticos foram nascendo, a partir desses momentos foi possivel afirmar que o Brasil possuia uma cultura própria.

 "O Brasil possui um modelo cultural bem liberal, aonde todos podem pensar, fazer e viver da forma como querem(inserido no modelo capitalista)." Isso é o que pode-se ouvir em qualquer lugar aonde o senso-comum existe, mas não é a realidade em nenhuma nação.

 Quando digo que nenhuma nação é completamente neutra, quero mostrar que existem aspectos que os figurões acabam passando para todo o país, assim a cultura local pode até vir a mudar afetando a forma de viver/pensar das pessoas, existem vários veiculos que servem de ferramentas para o serviço, são bem variáveis...podem vir desde a discursos em publico até a midia. 

 Não sei dizer se existem pessoas controlando tudo por de trás das cortinas ou se é simplesmente um efeito bola de neve, vou exemplificar para facilitar as coisas.

 No Brasil, a emissora rede globo possui um numero elevadíssimo de audiência por ser um canal de TV aberta, tudo o que eles transmitem provavelmente vai ser assistido já que a TV aberta não sede muitas opções. Em outras palavras... o que eles passam como realidade vai ser visto diariamente por várias pessoas, o que arrecata consequências.

 O Brasil sempre foi meio liberal, nota-se até mesmo ao conversar com as pessoas que vivem no mesmo, é dificil de encontrar pessoas completamente fechadas ou coisa parecida, não existe um grau de dificuldade muito grande de se fazer amizades em curtos periodos de tempo, ou seja a maior parte da população é mais "amigável".

 Além disso, por causa de toda essa liberdade existente em relações humanas,  trabalhos artísticos mais levados à sexualidade começaram a surgir, e por algum motivo os veiculos começaram a expor isso diariamente com toda a força, temos como resultado esse lado "artístico" mais forte no país do que os trabalhos cultos do mesmo, ninguém do exterior vê o Brasil por sua arte culta.

 É importante lembrar que poucos vêêm a pátria como algo a se defender ou orgulhar, talvez por sentirem vergonha de alguns aspectos sociais/culturais ou apenas por falta de preocupação com o assunto, como consequências dessa falta de admiração à patria e mais alguns fatores, existe um numero elevado de casos de corrupção e o próprio corpo da sociedade é visto como "espertalhão", não que ele seja completamente assim, pelo contrário, mas é isso o que os veiculos passam, fazem transparecer essa imagem.

 Economicamente o país vem crescendo, sua posição do globo caminha ao crescimento, o país já faz até mesmo empréstimos, com isso... existe a chance de uma parte da cultura se espalhar. Mas não é regra.

Opinião:
 Se alguém foi capaz de ler o texto acima, deve ter percebido que em meu ponto de vista, o lado "culto" das coisas acaba levando mais crédito.
 Eu mesmo não conheço muito bem o lado culto da cultura Brasileira, mas sei que ele existe e que é grande, eu me alienei a mais aspectos da cultura japonesa e por isso acabo indo pro lado 'de direita' daqui, diferente da cultura Brasileira, na cultura Japonesa o lado culto é o mais forte e é o mais transmitido pelos veiculos.
 Vale lembrar que o lado culto de lá é diferente do daqui, então eu não posso argumentar"-Ah, o culto é melhor que o liberal por isso,isso e isso", só seria possivel se eu fosse expor a minha opinião em uma comparação Cultura Japonesa-Cultura Brasileira, mas essa não é a intenção deste post, como eu já disse no início, eu só queria mostrar as consequências.(Vocês decidem denominá-las boas ou ruins).
 
















   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário