Final Fantasy

  Eu não pretendia colocar coisas como jogos nesse blog, afinal de contas não é especifico para gamers ou coisa do tipo, mas como Final Fantasy é a minha franquia predileta, vou reservar um espaço para ela.

 Basico
 Final Fantasy é uma franquia de jogos do gênero JRPG de combate em turnos, lançada pela empresa Square-Enix no Japão, apesar ser antiga até hoje é sinonimo de qualidade.

 Noções interessantes:
 Gostaria de ressaltar, para qualquer leigo que não tenha muita noção sobre a franquia, Final Fantasy é um modelo de jogo que se espalha em varias "sagas diferentes", cada numero de Final Fantasy possui uma história própria. Ex:" Final Fantasy VII não possui nenhuma conexão histórica com Final Fantasy VIII"
  E para poder gostar de qualquer uma delas, é preciso entender: A história tem mais valor que o gameplay.
  Final Fantasy se destaca pelo seu desenrrolar e elaboração dos enrredos, tanto é que alguém que prossiga em qualquer game sem dar valor a história provavelmente vai acabar parando, apesar disso ser um aspecto negativo...os enrredos costumam ser extremamente envolventes e os personagens acabam desempenhando seu papel da forma mais adequada.  

 Opinião:
 O que foi escrito até agora pode ser encontrado no wikipédia ou demais fontes de informação sobre o assunto, no entanto... existem elementos não mencionados que me fascinam nessa franquia, desde valores/sentimentos(personagens) até soundtrack's/enrredos dos jogos.
 Eu cheguei a ser muito afetado por alguns personagens, tanto é que passei alguns de seus valores para mim ou transformei em ideais.

 
Personagem 1 - Final Fantasy VII Sephirot
 Com certeza Sephirot é o personagem mais famoso dentre todos os Final Fantasys, reconhecido como o maior "vilão" já feito.
 Na história, Sephirot é o soldado mais poderoso da Shinra, teve  células de um alienigena inseridas em seu corpo, após descobrir a terrivel verdade por trás de seu talento ele enlouquece e começa a procurar o restante do corpo do alienigena matando todos em seu caminho. No final seu objetivo se tornou realizar o desejo do aliegina Genova.

 Motivos para ele estar nesta lista:
 Eu o considero interessante antes dele enlouquecer, sendo o soldado numero um da Shinra que apesar de ser de longe o mais talentoso e poderoso sabia manter sua postura e estilo sem se desfazer dos outros soldiers,  mantendo-se com seu orgulho e sabedoria. Sephirot me serviu como exemplo sobre como lidar com o orgulho próprio, você pode brilhar, mas não precisa ficar gritando para informar à todos.


Personagem 2 - Final Fantasy XIII Éclair Farron(Lightning)
 Aparece como protagonista no Final Fantasy XIII, Lightning tem como objetivo trazer sua irmã mais nova Serah de volta à forma humana(Nota: Serah foi transformada em um cristal por uma especie de divindidade).
 É uma mulher que inicialmente aparenta ter um coração frio, no entando... no decorrer da história é possivel se perceber que ela é uma figura que se esconde atrás de sua força, é insegura, cheia de culpa e decepções, em um momento ela até chega a assumir que só estava lutando desenfreiadamente para poder se esquecer de suas próprias maldições, conforme ela vai conhecendo os demais personagens, dentre eles Snow Villers(namorado de sua irmã), ela acaba tendo um ponto de vista completamente diferente do inicial, passa por uma transformação de personalidade, seu desespero se transforma em esperança.

 Motivos para ela estar nesta lista:
 Lightning me inspirou pela sua transformação de personalidade, apesar de ser inicialmente fria e depressiva, é mostrado o quão grande é o poder da força de vontade través desta personagem.
 "We live to make the impossible possible! That is our focus!" - Lightning


Personagem 3 - Final Fantasy X Yuna

  Esta personagem é de longe a personagem que mais me marcou dentre todos os Final Fantasys.
 
Enrredo: 

 Na história, de tempo em tempo, um monstro marinho chamado Sin faz constantes ataques à humanidade, destruindo muitas cidades,aldeias e consequentemente muito lares. 
 PS:A critura é muito poderosa para ser morta por armas tecnológicas.
 Yuna decide se tornar uma sumoner(Invocadora de criaturas, o unico modo de matar Sin é fazendo uma invocação final de extremo poder, mas para poder 
invocar a critura, a vida da sumoner é retirada), então ela começa sua jornada ao lado de Tidus(protagonista que veio de uma realidade alternativa) e seus demais guardiões, passando de templo em templo para se capacitar para poder invocar o final sumon.
About Yuna:
 Yuna é uma mulher extremamente gentil, timida e dócil, mas não por isso é fraca, pelo contrario, em toda a história ela sabe que esta pré-destinada à morte e ainda assim se esforça para sempre se manter sorrindo, acaba se apaixonando pelo personagem Tidus e o desfecho da história acaba    de forma muito triste.
 Motivos para ela estar nesta lista:
 Yuna foi uma personagem que me levou a ter interesse maior na cultura oriental, a gentileza e sutileza presente na cultura é passada para a personagem, ela é o esteriotipo perfeito da mulher japonesa tradicional.
 Pode ser constrangedor para mim colocar esse tipo de coisa na internet, mas eu vejo Yuna como a imagem da "mulher ideal", pois é gentil, calma e dócil... Além disso tudo ela ainda possui um coração forte, se esforça pelo bem estar dos outros...e ainda é uma mulher sensível.
 Como eu sou Brasileiro, e até então tinha pouco contato com a cultura oriental, nunca tinha visto nada parecido, o impacto que esta personagem causou foi realmente muito grande, tanto é que até hoje eu a tenho no "mundo das idéias" como o modelo de mulher ideal, mas é claro que não existe, mas... enfim é constrangedor ficar expondo esse tipo de coisa >.<
  
  Espero que tenham gostado ^^, até a próxima pessoal!
 





















2 comentários:

  1. Muito bom post, Thiago. Soh de uma olhada nesse finalzinho, em que vc elegeu a Yuna como o modelo ideal de mulher. Eh possivel fazer uma interpretacao diferente, como se vc tivesse sido machista ao considerar uma mulher quietinha e submissa o tipo ideal, sendo seu lado sensivel soh uma caracteristica a mais, nao tao relevante.

    ResponderExcluir
  2. Uhm...entendo... essa interpretação realmente poderia ser feita 'OO, mas agora o individuo vai ler os comentarios... então eu vou deixar bem claro, não é por questão machista, é apenas a valorização de um lado mais timido, docil, "puro",forte esse tipo de idéia que eu tenho da Yuna ^^

    ResponderExcluir